Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]



Harriet Tubman nasceu escrava no condado de Dorchester, em Maryland (EUA), por volta de 1820. Aos cinco ou seis anos, começou a trabalhar como empregada doméstica. Sete anos depois, ela foi enviada para trabalhar nos campos. Enquanto ainda estava no início da adolescência, ela sofreu uma lesão que iria segui-la para o resto de sua vida. Na tentativa de defender um escravo de um feitor, ela recebeu deste uma forte pancada na cabeça que acarretou uma espécie de síndrome que a fazia cair em sono profundo de repente.

Por volta de 1844 ela se casou com um negro livre chamado John Tubman e levou seu sobrenome. (Ela nasceu Araminta Ross; depois mudou seu primeiro nome para Harriet, em homenagem à mãe.) Em 1849, com medo de que ela, junto com os outros escravos da plantação, fosse vendida, Tubman resolveu fugir. Ela partiu uma noite a pé. Com a ajuda de uma mulher branca amigável, Tubman seguiu a rota da "Estrada de Ferro Subterrânea", uma rede de colaboradores abolicionistas que conduzia escravos à liberdade. Ela seguiu a Estrela do Norte à noite, indo para a Pensilvânia e logo depois para a Filadélfia, onde encontrou trabalho e economizou seu dinheiro. No ano seguinte, ela retornou a Maryland e acompanhou a liberdade da irmã e dos dois filhos de sua irmã. Ela fez a perigosa viagem de volta ao sul logo depois para resgatar um irmão e dois outros homens. Em seu terceiro retorno, ela foi atrás do marido, apenas para descobrir que ele havia tomado outra esposa. Implacável, ela encontrou outros escravos em busca de liberdade e os escoltou para o norte.

Durante um período de dez anos ela fez 19 viagens para o sul e escoltou mais de 300 escravos para a liberdade. E, como ela orgulhosamente apontou para Frederick Douglass, em todas as suas viagens ela "nunca perdeu um único passageiro".

Ela desenvolveu técnicas inteligentes que ajudaram a tornar suas incursões bem-sucedidas, incluindo o uso de cavalo na primeira etapa da jornada; saindo em uma noite de sábado, já que os avisos de fuga não podiam ser colocados nos jornais até a manhã de segunda-feira; virando-se e indo para o sul, se ela encontrasse possíveis caçadores de escravos; e carregando uma droga para usar em bebêa, se o choro pudesse colocar os fugitivos em perigo. Tubman até carregava uma arma que ela usava para ameaçar os fugitivos se eles se cansassem demais ou decidissem voltar, dizendo-lhes: "Você estará livre ou morrerá".

Em 1856, a captura de Tubman teria trazido uma recompensa de 40.000 dólares do sul. Em uma ocasião, ela ouviu alguns homens lendo seu pôster de procurado, que afirmou que ela era analfabeta. Ela prontamente pegou um livro e fingiu lê-lo. O estratagema foi o suficiente para enganar os homens.

Tubman realizou uma jornada especialmente desafiadora: resgatou seus pais de 70 anos de idade. Da célebre heroína, que ficou conhecida como "Moisés", Frederick Douglass disse: "Exceto John Brown - de sagrada memória - não conheço ninguém que tenha encontrado mais perigos e dificuldades para servir nosso povo escravizado do que [Harriet Tubman]". E John Brown, que conversou com "General Tubman" sobre seus planos de atacar Harpers Ferry, disse certa vez que ela era "uma das pessoas mais corajosas do continente".

Tornando-se amiga dos principais abolicionistas do dia, Tubman participou de reuniões anti-escravagistas. A caminho de tal encontro em Boston em 1860, em um incidente em Troy, Nova York, ela ajudou um escravo fugitivo que havia sido capturado.

Durante a Guerra Civil, Harriet Tubman trabalhou para a União como cozinheira, enfermeira e até como espiã. Depois da guerra, ela se estabeleceu em Auburn, Nova York, onde passaria o resto de sua longa vida. Ela morreu em 1913.

A motivação e a força de Harriet Tubman vinham de sua fé inabalável em Deus.

Fonte: Africans in America e Harriet Tubman Historical Society
Imagem: Biography.com Print or Generate PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]

| Designed by Colorlib