Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]

#PraCegoVer #PraTodosVerem - Descrição: banner com o desenho de um homem branco estalando os dedos, em sinal de alegria, na frente de uma tela de computador. (Fonte: site Movidesk)

Ciente da importância da divulgação de materiais com recursos de inclusão e acessibilidade, a Equipe da Pró-Reitoria de Extensão da UFC elaborou as orientações a seguir para facilitar a produção destes materiais. Estes recursos serão úteis para todas as atividades desenvolvidas pela comunidade acadêmica na busca por iniciativas inclusivas e acessíveis. 

 Em especial, a Prex agradece à equipe da Secretaria de Acessibilidade – UFC Inclui pelas colaborações vitais ao texto a seguir. 

Este conteúdo visa estimular todos da UFC a produzir, tornar acessível e divulgar informes úteis para todos e está dividido nos seguintes tópicos: 

 ► Textos em pdf e elaboração de slides: como elaborar e disponibilizar textos em pdf e apresentações acessíveis. 

 ► Postagens em redes sociais: em tempos de uso massivo de imagens, como usar a hashtag #pracegover. 

► Produção de conteúdo em vídeo: dicas para produção de vídeos para tradução e com intérprete de libras. 

► Compartilhamento de iniciativas com a Prex: iniciativas de apoio e divulgação da Prex no enfrentamento aos efeitos do COVID-19. 

► Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui: como a UFC pode colaborar com as atividades extensionistas.  

 
1. Elaboração de textos e apresentações
A UFC Inclui criou uma campanha de boas práticas em acessibilidade, enfatizando Acessibilidade Comunicacional e Documentos Acessíveis e a disponibilizou neste link: https://acessibilidade.ufc.br/pt/campanhas-boas-praticas-em-acessibilidade/documentos-acessiveis/ A seguir estão apresentadas as estratégias referentes a cada tipo de documento. 
  
1.1. WORD E PDF
Para a criação do PDF acessível, é necessário elaboração do material em um documento word com recursos prévios de acessibilidade. O documento com as orientações pode ser baixado por meio do link a seguir: https://acessibilidade.ufc.br/pt/documentos-acessiveis-pdf/ 
• Para converter o arquivo para PDF clique em Arquivo, depois Salvar Como
• Ao abrir a janela, selecione em Tipo a opção PDF. Depois clique em Opções e marque a opção Marcas Estruturais do Documento para acessibilidade. Depois clique OK
• Para ler o PDF acessível, utilize o programa Adobe Reader.  

 
1.2 ARQUIVOS DE SLIDES EM PPT
A Secretaria de Acessibilidade - UFC Inclui orienta: 
• Colocar um texto alternativo (texto Alt) descrevendo brevemente cada imagem ou outro componente visual; 
• Evitar utilizar imagens ou textos em imagens, como única forma de transmitir determinado conteúdo. E caso tenha de fazê-lo, repetir o texto no “corpo” do documento e para descrever a imagem, utilizar o “texto Alt” supracitado; 
• Verificar a ordem de leitura do documento. O leitor de tela lê os elementos do slide na ordem em que foram adicionados;
• Transmitir informações claras e precisas sobre o destino dos hiperlinks. Por exemplo, em vez de vincular ao texto com as palavras: "Clique aqui", incluir o título completo da página de destino. 
• Verificar todas as ações e peculiaridades. A UFC Inclui disponibilizou um compilado com todas a recomendações de acessibilidade no link: www.acessibilidade.ufc.br/campanhas-boas-praticas-em-acessibilidade/documentos-acessiveis 
• Submeter todas essas recomendações ao Verificador de Acessibilidade, ferramenta que alerta sobre pontos no documento que podem não estar acessíveis. O link adiante direciona para o website da Microsoft que explica como usar essa ferramenta: www.support.office.com/pt-br/article/melhore-a-acessibilidade-com-o-verificador-de-acessibilidade-a16f6de0-2f39-4a2b-8bd8-5ad801426c7f  

 
2. Postagens em redes sociais: uso da hashtag #pracegover
O projeto foi criado pela professora Patrícia Silva de Jesus, mais conhecida como Patrícia Braille, que ensina Braille desde os 16 anos de idade e tem muitos amigos cegos. Os cegos utilizam programas leitores de tela capazes de transformar em voz o conteúdo dos sites. Com o uso da #pracegover nas postagens, os programas fazem a descrição desse conteúdo. Portanto, é importante utilizar sempre esta hashtag quando postar imagens, sobretudo imagens com texto.

 
Vejas as dicas do @pracegover disponíveis no Facebook:
• Anuncie o tipo de imagem, se é uma foto, tirinha, desenho etc;
• Descreva-a da esquerda para a direita e de cima para baixo;
• Informe as cores e os tons;
• Descreva todos os elementos de um determinado ponto antes de passar a outro;
• Use períodos curtos, tente expressar a mesma mensagem com o menor número de palavras;
• Contextualize a cena até chegar ao clímax da imagem;
• Evite adjetivos, a impressão e a significação do texto será construída pelo seu interlocutor.
   

 
3. Especificações para deficientes com visão subnormal
Conforme dados levantados pela Fundação Dorina Nowill para Cegos, a deficiência mais comum entre os brasileiros é a visual. Segundo dados do IBGE de 2010, 91,97% das mais de 6,5 milhões de pessoas com alguma deficiência visual são aquelas que possuem baixa visão ou visão subnormal (grande e permanente dificuldade de enxergar). 

Portanto, pensando neste público, é recomendável o uso de alto contraste nos textos alternativos ou conteúdo escrito. Também é interessante a produção de materiais que tenham a possibilidade de leitura por meio de tecnologias assistidas - um exemplo é o aplicativo aberto e gratuito Dorina Daisy Reader – DDReader (vide: https://www.fundacaodorina.org.br/nossa-atuacao/distribuicao-de-livros/formatos-acessiveis/livro-digital-daisy/). 

Sempre que possível, deve-se optar por textos SEM realce com cores e nem cores. Optar pela cor automática. Se for para ter destaque, o texto deve estar em negrito ou sublinhado.  

 
4. Produção de conteúdo em vídeo
A Prex tem recebido materiais educativos produzidos pelas ações de extensão. Seguem algumas dicas para melhorar os aspectos de áudio e iluminação: 

• Gravação com intérprete: caso a ação tenha em sua equipe alguém apto a realizar a função de intérprete, os vídeos podem ser gravados já com a tradução. 

• O site be.live permite a gravação com até 3 participantes por meio de live no Facebook. Essa live pode ficar salva em sua página do Facebook ou compartilhada no Youtube. 

• Busque fazer upload de seus vídeos em plataformas que permitam compartilhamento aberto. 

• Para enviar o vídeo para tradução da secretaria de acessibilidade, que fará a inserção da janela de libras, faça upload na nuvem ou no site Wetransfer. Vídeos compartilhados pelo Whatsapp sofrem perda de qualidade. 

• Captação de áudio: mesmo sem equipamentos profissionais, o microfone que acompanha fones de ouvido pode ser uma ótima ferramenta. Muitas vezes os microfones embutidos em PCs e smartphones deixam o volume baixo o que inviabiliza o trabalho dos intérpretes e tradutores. 

• A iluminação também é importante: como nem todos possuem equipamentos, busquem gravar em locais bem iluminados, utilizem luminárias ou outros pontos de luz que dispuser por trás, em frente e na diagonal de quem será gravado. 

As informações deste tópico foram obtidas por meio das aulas do canal da emissora de TV universitária da Universidade Estadual de Goiás – UEGTV. A equipe do Projeto de Pesquisa e Extensão CRIALAB elaborou uma série de vídeos sobre produção audiovisual para vídeos educacionais. Veja mais clicando no link do canal da UEGTV no Youtube.  

 5. Conheça a Secretaria de Acessibilidade da UFC
Visite o site da UFC Inclui, clicando no link: www.acessibilidade.ufc.br 

Desde agosto de 2010, a Universidade Federal do Ceará conta com um setor exclusivo para elaborar ações rumo à inclusão de pessoas com deficiência. É a Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui – que, assim como o próprio nome sugere, busca integrar pessoas cegas, surdas, cadeirantes e com outras limitações de mobilidade no dia a dia da instituição. 

Com três eixos de atuação, tecnológico, atitudinal e pedagógico – a Secretaria trabalha na formulação de uma política central de acessibilidade na UFC, agindo para que esta seja respeitada e implementada nos diversos espaços da Universidade. 

Durante o período de isolamento, a Secretaria está atendendo pelo Email: ufcinclui@acessibilidade.ufc.br e telefone e whatsapp: (85) 9-9110-4207.  

 
REFERÊNCIAS
Acessibilidade comunicacional e documentos acessíveis. Secretaria de Acessibilidade/Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 7 de jul. de 2020. Disponível em: <https://acessibilidade.ufc.br/pt/campanhas-boas-praticas-em-acessibilidade/documentos-acessiveis/>. Acesso em: 7 de jul. de 2020. 

Estatísticas da deficiência visual. Fundação Dorina Nowill para Cegos, São Paulo, 7 de jul. de 2020. Disponível em: <https://www.fundacaodorina.org.br/a-fundacao/deficiencia-visual/estatisticas-da-deficiencia-visual/>. Acesso em: 7 de jul. de 2020. 

Livro digital Daisy. Fundação Dorina Nowill para Cegos, São Paulo, 7 de jul. de 2020. Disponível em: <https://www.fundacaodorina.org.br/nossa-atuacao/distribuicao-de-livros/formatos-acessiveis/livro-digital-daisy/>. Acesso em: 7 de jul. de 2020.


Print or Generate PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]

| Designed by Colorlib