Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]

 

Foto ilustrativa de um retiro evangélico (fonte: Internet)

Quem já teve a oportunidade de participar de um retiro evangélico sabe quantas experiências enriquecedores um evento assim proporciona! Além do aprendizado bíblico, tão valioso, as conversas, as brincadeiras e o surgimento de novas amizades são elementos que representam verdadeiras bênçãos!

Claro que também pode haver conflitos - isso é possível em qualquer interação humana. Porém, com bom senso e atentos a uma boa conduta, os participantes diminuem a chance de ocorrências desagradáveis. 

Em linhas gerais, abaixo estão listadas o que CADA PARTICIPANTE deve fazer:

[1] Ter a disposição de conhecer e OBEDECER as regras do retiro, seguindo também os horários estipulados para cada atividade.

[2] Ter uma ATITUDE humilde e obediente a todos os líderes.

[3] Estar disposto(a) a seguir o CÓDIGO DE VESTIMENTA do evento. Aos homens solicitam-se o uso de calção de banho ao invés de sunga, às mulheres o uso de maiô+bermuda de lycra ao invés de biquini. Não se usam minissaias, nem outras roupas curtas ou decotadas. Camisetas/vestidos de alcinha são evitados em razão da preferência por camisetas/blusas/vestidos de mangas. Estas e outras recomendações devem ser obtidas junto à liderança do retiro.

[4] Nas eventuais escalas de trabalho de limpeza ou lavagem de louça, ser cooperativo(a) e fazer a tarefa com empenho.

[5] Levar biscoitos ou outros petiscos para os horários que não houverem refeições. Convém se informar se haverá cantina, pois é prudente levar um pouco de dinheiro.

[6] Comunicar à liderança do retiro se você é alérgico(a) a algum medicamento ou comida.

[7] Não fazer uso de vocabulário de baixo calão (palavrões).

[8] Procurar saber sobre a necessidade de se levar pratos e talheres, bem como outros itens específicos (rede, repelente, tênis etc.). 
Vide estas 2 SUGESTÕES DE LISTAS:
► Homens Bagagem - Homens ► Mulheres Bagagem - Mulheres 

[9] Zelar pelos seus pertences, e não levar para o retiro objetos caros. Procurar deixar sua bagagem organizada antes de sair para o café-da-manhã e demais atividades do retiro.

[10] Ser consciente sobre os próprios limites físicos e de segurança. Se não sabe nadar, não deve se arriscar na parte funda da piscina/lagoa/açude. Se está envolvido(a) em alguma brincadeira que precisa de um esforço que para si é demasiado, pare e relate que não tem condições de desenvolver a atividade requerida. Os colegas de equipe serão orientados a entender pois os líderes lhe darão o devido apoio.

[11] Na eventualidade de algum mal-estar físico ou mesmo emocional, procurar alguém da liderança para solicitar que os pais/responsáveis venham lhe buscar. Ou mesmo, se precisar, alguém da liderança poderá lhe levar a algum hospital/posto de saúde próximo. Imprevistos acontecem, e a situação poderá ser manejada com o máximo de tranquilidade possível.

[12] Em cada momento de devocional, culto/estudo da Bíblia, manter a mente ligada no Reino de DEUS!! Desligue as distrações como o smartphone/tablet, PREFERINDO UTILIZAR UMA BÍBLIA IMPRESSA. Aprender mais sobre o SENHOR JESUS deve ser a razão principal de sua ida ao retiro. Estar junto com outros de mesmo propósito é um privilégio negado a muitos no mundo, então: APROVEITE!!


É importante ressaltar que retiros não são lugares de namoro. A dinâmica do evento é voltada para a interação do grupo como um todo, e casais de namorados, ainda que tenham iniciado o relacionamento antes do evento, não devem ficar sós. Deve-se ter redobrado cuidado com as s expressões de afetividade, as quais devem ser moderadas e seguirem regras específicas de cada evento.

Há retiros que são realizados em espaços com uma área extensa, e portanto os participantes não devem se afastar do grupo. Cada um(a) deve cuidar de si para não se colocar em situação vulnerável.

Os pertences de cada participante devem ser respeitados. Não se deve mexer no que é alheio, e na eventualidade de se encontrar dinheiro ou outros itens perdidos, deve-se entregar o que foi perdido para alguém da liderança do evento.

Em caso de coflitos, cada participante deve manter a calma e a linguagem respeitosa. Se não houver possibilidade de reconciliação entre as partes, deve-se procurar alguém da liderança para mediar e resolver a situação.

É raro, mas pode acontecer de algum(a) acampante ter uma resistência muito forte às regras e/ou se comportar de forma ofensiva aos demais integrantes do retiro. É uma situação crítica que exige medidas desagradáveis, tais como a liderança entrar em contato com os pais/responsáveis para virem buscar o(a) participante rebelde. É um constrangimento que pode ser evitado se cada um(a) buscar ser cortês, humilde e cooperativo(a), atentando à obediência aos líderes, às regras do evento e à convivência respeitosa com todos.

Seguindo-se as recomendações acima, provavelmente o retiro será, no mínimo, uma experiência amadurecedora. E, no máximo (como geralmente acontece), um evento que traz em seu bojo muitas alegrias, interações prazerosas e aprendizados para toda uma vida!!


Karen Rachel
Uma entusiasta da genuína fé bíblica, tendo se rendido ao SENHOR JESUS em 1982. Admiministradora de formação e gestora voluntária do site Fala Sapiens.
Print or Generate PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]

| Designed by Colorlib