Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]


Muito além de ovos e coelhos, a Páscoa deve trazer à lembrança o sacrifício do Senhor Jesus na cruz. Em seus últimos momentos, Cristo proferiu sete frases, as quais estão totalmente relacionadas com Sua missão na terra. A seguir, tem-se uma síntese de uma série de mensagens proferidas pelo Pr. Jenuan Lira a respeito dessas sentenças. Essa síntese foi elaborada e transformada em um livro pela Missionária Darlene Alencar, e a linguagem é mais dirigida às crianças.

* * * * * * * * * * *

Bases Bíblicas: Lucas 23:34; 23:43; João 19:26-30; Mateus 27:34-50

Versículo para memorizar: "...que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras." 1 Coríntios 15:3-4.

Ensino Principal: o Senhor Jesus se importa com você.

Objetivos:

1. Que as pessoas reconheçam a Cristo como único Salvador e Intercessor.

2. Que as pessoas reflitam sobre o quanto o Senhor Jesus sofreu nesse mundo - Ele entende o que é sofrimento.




Introdução:

Você ouviu falar de alguém que antes de morrer falou algumas coisas importantes para a família ou alguém especial? Você sabia que antes de morrer pelos nossos pecados, o Senhor Jesus também deixou sete breves frases durante a sua crucificação? Você gostaria de saber quais foram as últimas palavras de Jesus no Calvário?


Primeira Frase: "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem."
Lucas 23:34


Jesus havia passado a noite anterior com seus discípulos mais próximos. Mesmo assim, depois de traído, foi também abandonado por estes últimos. Foi açoitado, humilhado, carregou a pesada cruz até o Gólgota. Agora estava pendurado naquela cruz diante de zombadores que cuspiram nele. Veja qual foi a primeira palavra de Jesus em Lucas 23.34: "Jesus disse: "Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo...". A primeira palavra de Jesus não foi de decepção e nem de ódio. A primeira palavra de Jesus na cruz foi uma oração pedindo ao Pai pelos seus inimigos.

O Senhor Jesus não estava com raiva de seus inimigos, mas Ele estava pedindo que Deus os perdoasse. Mesmo sofrendo, Ele não estava pensando em Si. Seu sangue foi derramado para que eu e você pudéssemos ser perdoados. Ele deseja perdoar você se tão somente reconhecer que tem pecados. O pecado é algo terrível! Pecado é tudo aquilo que você diz, pensa e faz que não agrada a Deus. Por exemplo, a mentira, pensamentos ruins sobre alguém, palavras feias, desobediência. A Bíblia diz: "Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe." Salmo 51:5. Isso quer dizer que todos já nascemos com o desejo de pecar. E porque o pecado é sempre contra Deus precisa ser castigado. O castigo do pecado é a morte a separação eterna de Deus para sempre num lugar horrível. Jesus quer perdoar os seus pecados.


Segunda Frase: "Em verdade te digo que hoje mesmo estarás Comigo no paraíso." Lucas 23:43


A segunda Palavra de Jesus na cruz foi dirigida a um ladrão. Dois homens foram crucificados com Jesus. Eram dois ladrões que estavam ali como resultado de suas más escolhas. Um deles zombou de Jesus dizendo:

- "Não és tu o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós também!" O outro, porém, disse:

- "Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação? E nós, na verdade com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez. E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino." Lucas 23:40-42. Jesus lhe respondeu:
- "Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso." Lucas 23:43

Um ladrão creu no Senhor Jesus e foi salvo. O outro não creu e morreu sem salvação. O Filho de Deus Perfeito amou aquele ladrão e Ele ama você também. A Bíblia diz:
"Porque Deus amou ao mundo..." João 3:16. O mundo quer dizer as pessoas. Jesus ama a cada um individualmente. Ele sabe a cor dos seus olhos, o que você está pensando nesse momento e conhece até a tristeza do seu coração. Sabe porque Deus sabe tudo sobre você? Porque foi Ele Quem te criou. Na verdade Ele criou todas as coisas que há no mundo. Será que você pode me dizer alguma coisa que Deus fez? (o sol, as plantas, os animais). Esse Deus que é Santo, mora lá no céu e está preparando um lindo lugar para seus filhos. E mesmo sendo tão perfeito, Ele ama você e amou o ladrão da cruz.


Terceira Frase: "Mulher, eis aí o teu filho...Eis aí a tua mãe." João 19:26-27

A terceira frase que Jesus proferiu da cruz foi dirigida à sua mãe. Perto da cruz estavam Maria, a mãe de Jesus, algumas mulheres e alguns de seus discípulos. Também estava ali um dos discípulos de Jesus que não se afastou como os outros. Apesar de não ter o seu nome mencionado, João se refere a ele como o "discípulo a quem ele amava". É nesse momento que Jesus profere a terceira palavra da cruz - no momento em que viu sua mãe e, perto dela, o discípulo a quem ele amava. Então Cristo disse à sua mãe: "Aí está o seu filho", e ao discípulo: "Aí está a sua mãe". Daquela hora em diante, o discípulo a levou para casa.

O Senhor Jesus sabia do sofrimento de Maria e entregou a João a responsabilidade de cuidar de sua mãe solitária. Naquele momento Jesus não pensou no seu sofrimento, mas providenciou alguém para cuidar de sua mãe que estava desamparada.

Se você já tem Jesus como Salvador saiba que Ele se importa com você. Pode ser que você esteja enfrentando alguma dor ou sofrendo por alguma coisa que tenha acontecido com você. O Senhor sabe o que você está passando, Ele conhece a sua dor e vai cuidar de você. A Palavra de Deus diz: "Nunca te deixarei, nunca jamais te abandonarei." Hebreus 13:5b.

Não existe nenhuma necessidade que Jesus não possa suprir. Sua presença é constante. Então conte pra Deus o que você está sentindo e confie nEle de todo o seu coração.


Quarta Frase: "Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste"? Mateus 27:46

A quarta frase na cruz é uma pergunta que Jesus faz para o Pai Celestial. Talvez não haja momento mais terrível na vida do Senhor Jesus: o momento em que Ele clama por causa do desamparo por parte do Pai. Embora fosse dia, houve trevas sobre toda a terra: a escuridão durou três horas inteiras. Jesus levou os nossos pecados sobre Si, sendo o nosso único perfeito substituto. "Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste" foi um grito de desamparo. Cristo estava sofrendo o castigo da morte por causa dos nossos pecados.

Naquele momento se cumpria a profecia de que Jesus era o "Cordeiro que tira o pecado do mundo". Quando Jesus estava no começo do seu ministério público, João Batista o reconheceu como aquele que seria o Messias. Mas não somente isso, ele afirmou que Cristo era o Cordeiro. "No dia seguinte, João viu Jesus aproximando-se e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! (João 1:29)

O Senhor Jesus, no momento em que morria na cruz, era o nosso Cordeiro Pascal. Ele levava naquele momento os nossos pecados.

Páscoa significa "passar por cima". Ela foi instituída quando o povo de Israel estava para ser libertado do Egito. Na última praga - a da morte dos primogênitos - aos israelitas foi ordenado que deveriam matar um cordeiro por família, comer a sua carne e passar o seu sangue nos umbrais de suas portas. Na noite da libertação, o Senhor iria passar e, ao encontrar uma porta marcada com o sangue o cordeiro, "passaria por cima", e os primogênitos que morassem naquela casa seriam poupados. Dessa forma, pela morte de um cordeiro, haveria salvação dentro das portas de Israel. Isso foi substituição.


Quinta Frase: "Tenho sede." João 19:28

O Senhor Jesus, naquele momento, mostrava que era fiel ao Seu propósito, pois esperou até que tudo se cumprisse. Ele disse: "Tenho sede". Um dos soldados correu a buscar uma esponja e, tendo-a embebido de vinagre e colocado na ponta de um caniço, deu-lhe a beber, e Jesus bebeu o vinagre. Esse soldado acreditava que, ao invés de dar água mas vinagre, ele prolongaria o sofrimento de Jesus. Cristo aceita essa bebida demonstrando Sua fidelidade em manter o seu propósito de sofrer na cruz para expiar o pecado de todo o ser humano, como foi profetizado. Isso demonstra fidelidade. Cumpriu-se as Escrituras, pois, no Salmos 69:15 diz: "...Na minha sede deram a beber vinagre." Mesmo ali na cruz, o Senhor Jesus mostra o valor das Escrituras.


Sexta Frase: "Está consumado!"
João 19:30


Depois de ter bebido vinagre, o Senhor Jesus disse: "Está consumado". Essa frase poderia muito bem ser traduzida como "Está quitado!". E era isso mesmo que o Senhor Jesus estava fazendo naquele momento. A dívida que era nossa estava sendo apagada - uma boa tradução também seria: "Está pago!". É isso que vemos em Colossenses 2:14: "Tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz..."
Está pago! Está consumado! Está tudo realizado! Que você aceite o cancelamento da sua dívida para com Deus. O cancelamento feito pelo próprio Senhor Jesus na cruz. Nenhum outro fez isso. Quando alguém recebe a Cristo como Salvador, essa pessoa é resgatada por meio do precioso sangue dEle. Como o cordeiro sem defeito e sem mácula, o Senhor Jesus é o Cordeiro Perfeito de Deus.



Sétima Frase: "Pai, nas Tuas mãos entrego o meu espírito". Lucas 23:46

Chegamos à última palavra, à última frase dita pelo Senhor Jesus na cruz. Jesus clamou em alta voz: "Pai, nas Tuas mãos entrego o Meu espírito". E dizendo isto baixou a cabeça e morreu. Os soldados, vendo o Senhor Jesus morrer assim, um centurião romano e alguns que estavam próximos dele disseram: "Verdadeiramente este era o Filho de Deus." (Mateus 27:54). Podia o Senhor Jesus ter descido da cruz? Sim, com certeza! Mas se tivesse feito isso não poderia nos salvar. Ele derramou Seu sangue levando os nossos castigos. E fez isso voluntariamente porque a Bíblia diz: "E sem derramamento de sangue não há remissão." Hebreus 9:22b.

A palavra de Deus diz que depois que o Senhor Jesus morreu na cruz, pegaram o seu corpo e colocaram num sepulcro, selando a porta com uma grande pedra. No domingo pela manhã, algumas mulheres foram ao sepulcro e algo maravilhoso aconteceu:
"E eis que houve um grande terremoto; porque um anjo do Senhor desceu do céu, chegou-se, removeu a pedra e assentou-se sobre ela. O seu aspecto era como um relâmpago, e a sua veste alva como a neve. E os guarda tremeram espavoridos e ficaram como se estivessem mortos. Mas o anjo, dirigindo-se às mulheres, disse: Não temais; porque sei que buscais Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito. Vinde ver onde ele jazia." Mateus 28:2-6.

Ressuscitar significa viver de novo. Jesus venceu a morte. Ele é o verdadeiro sentido da Páscoa porque é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

"...que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras."
1 Coríntios 15:3-4


Convite:

O Senhor Jesus quer salvar você do seu pecado. A Bíblia diz: "Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo." (Romanos 10:13). Todos! Isto inclui você. Você já sabe que pecou? Você crê que o Senhor Jesus, o Filho de Deus, morreu pelos seus pecados e que ressuscitou dos mortos? Você está pronto pra pedir que Jesus salve você?


Desafio:

Você que já recebeu a Cristo como o Seu Salvador, lembre-se: O SENHOR JESUS SE IMPORTA COM VOCÊ! Ele conhece e sabe se você está passando por algum problema ou necessidade. Às vezes, ao enfrentar algum problema, temos a tendência de achar que ninguém se importa ou que Deus não está vendo. O que você pode fazer quando isso acontecer?
1. Agradeça ao Senhor porque o Senhor Jesus morreu por você e ressuscitou.
2. Recorde o versículo: "...nunca te deixarei; nunca jamais te abandonarei." Hebreus 13:5b.
3. Compartilhe das Palavras de Jesus na cruz com seus amigos, e assim você estará sendo um mensageiro das Boas Novas da Salvação.

***
Imagem do início: Jornal Gospel News
Encomendas do livro: darlenekids@gmail.com
Print or Generate PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]

| Designed by Colorlib