Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]

O Adobe Fireworks é um editor de imagens, cujas funcionalidades focam a publicação gráfica na Internet. Inclui: suporte a GIF animado, PNG e imagens fatiadas, além de possuir ótima compressão de imagens (diminuição de imagens com qualidade).

É um programa de fácil aprendizado e manipulação. Recomendo a aquisição, especialmente devido ao seu comando em lote, o que permite diminuir mais de uma imagem ao mesmo tempo.

Diminuir imagens é um procedimento muito importante, caso se deseje utilizá-las em apresentações de powerpoint, remetê-las por e-mail, postá-las em redes sociais etc. A imagem fica mais "leve", e seu "upload" e "download" mais rápidos. Por exemplo, já vi diversas apresentações de powerpoint muito grandes e impossíveis de serem repassadas por e-mail, em virtude de haver imagens sem tratamento (da forma que saíram da câmera digital, foram incluídas no micro e depois na apresentação). Para que a imagem não sobrecarregue o arquivo a que se destina, seja no Word, no Powerpoint e em usos afins, é preciso diminuí-la.

As instruções abaixo visam oferecer um esclarecimento sobre esse processo, e para um aproveitamento melhor, recomendo que se imprima essa postagem (o botão "Imprimir PDF" no final da postagem pode ser acionado), a fim de haver mais comodidade na testagem desses comandos.

Diminuição de várias imagens

Para diminuição em lote (ou em outras palavras, mais de uma imagem), os passos são os seguintes:

ETAPA 1) ORGANIZAÇÃO DAS IMAGENS DENTRO DO MICRO
1 - Crie, dentro do seu micro, uma pasta (ou diretório) nos "Meus Documentos" com um título semelhante a esse "Passeio na Praia Jan-2012 GRANDES"

2 - Transfira as fotos da sua câmera digital para essa pasta. Ou caso necessário, para mais de uma pasta, já separando os assuntos, sem esquecer da data do evento.

3 - Crie, dentro do seu micro, uma pasta (ou diretório) nos "Meus Documentos" com o mesmo título criado no item "1" acima, só que excluindo a palavra "GRANDES". Por exemplo: "Passeio na Praia Jan-2012" É nessa pasta que as imagens tratadas irão ficar.


ETAPA 2) TRATAMENTO DAS IMAGENS
1 - Abrir o programa FireWorks

2 - No menu horizontal, logo abaixo do logotipo "FW" do programa, clicar na opção "File"

3 - Clicar no item "Batch Process..."

4 - Na janela que vai se abrir, localizar a pasta "Passeio na Praia Jan-2012 GRANDES" e dar um clique duplo nela, a fim de se visualizar seu conteúdo

5 - Selecionar todas as fotos e teclar "enter", a fim de que as fotos apareçam no quadro menor ao lado dos botões "Add", "Add all" e "Remove"

6 - Clique no botão "Next"

7 - Na nova janela que vai se abrir, no quadro embaixo de "Batch options:", escolher o item "Export" (dando um clique duplo) e verificar se ele apareceu no quadro vertical à esquerda "Include in batch:". Se não apareceu, precisa clicar de novo até aparecer.

8 - Abaixo, na parte "Settings:", escolher "JPEG - Better Quality"

9 - Clicar no botão "Edit"

10 - Na nova janela que vai se abrir, na parte "Quality:", aumentar para 100, e clicar no botão "OK"

11 - Novamente na janela anterior, no quadro embaixo de "Batch options:", escolher o item "Scale" (dando um clique duplo) e verificar se ele apareceu no quadro vertical à esquerda "Include in batch:". Se não apareceu, precisa clicar de novo até aparecer.

12 - Abaixo na mesma janela, na parte "Scale:", escolher a opção "Scale to Fit Area"

13 - Nesse momento, escolhe-se o tamanho adequado a cada propósito:
♦ Se as imagens vão ser "carregadas" em uma mensagem de e-mail, ou serão postadas em um álbum na internet, o "Max Width" (largura máxima) e o "Max Height" (altura máxima) serão ambos de 550
♦ Se as imagens vão ilustrar uma postagem em um blog, por exemplo, o "Max Width" e o "Max Height" (altura máxima) deverão ser de 170, ou menor, conforme a necessidade

14 - Após a escolha da altura e largura máximas, clicar no botão "Next"

15 - Na parte "Batch output:" clicar na opção "Custom location" e localizar a pasta criada "Passeio na Praia Jan-2012" (aquela sem a palavra "GRANDES"), e clicar no botão "Select Passeio na Praia Jan-2012"

16 - Até aqui foram estabelecidos todos os critérios de tratamento das imagens, e nesse momento, ao se clicar no botão "Batch", o processamento será feito

17 - Depois de visualizar a frase "Batch processing finished normally", clicar no botão "OK"

18 - Sair do FireWorks


Diminuição de somente uma imagem

Sendo uma imagem apenas, não é necessário a criação de pastas (diretórios diferenciados). Basta, no momento da gravação do arquivo trabalhado, adicionar no nome da nova imagem o tamanho da largura escolhida (para facilitar a memorização), conforme descrito no item "10" abaixo.

1 - Abrir o programa FireWorks

2 - No menu horizontal, logo abaixo do logotipo "FW" do programa, clicar na opção "File"

3 - Clicar no item "Open..."

4 - Localizar a pasta onde está a imagem, e dar um clique duplo na própria imagem, até esta aparecer na tela

5 - No menu horizontal, logo abaixo do logotipo "FW" do programa, clicar na opção "Modify"

6 - Clicar no item "Canvas", e depois "Image size..."

7 - O primeiro quadro pequeno refere-se à largura. Aqui, define-se o tamanho de acordo com o propósito:
♦ Se a imagem será "carregada" em uma mensagem de e-mail, ou postada em um álbum na internet, o valor deverá ser até 550
♦ Se a imagem vai ilustrar uma postagem em um blog, por exemplo, o valor deverá ser de 170, ou menor, conforme a necessidade

8 - No menu horizontal, logo abaixo do logotipo "FW" do programa, clicar na opção "File"

9 - Clicar no item "Save as..."

10 - Na janela que vai se abrir, clique na parte "Nome do arquivo:" e adicione, ao fim do nome, um underline acrescido do número escolhido para a largura. Por exemplo: se o nome era DSC01981.jpg, o nome a ser estabelecido seria DSC01981_170.jpg

11 - Na mesma janela aberta, clicar no botão pequeno "Options..." à direita

12 - No item "Quality:" (acima e à esquerda), estabelecer "100", e clicar no botão OK

13 - Memorizar em qual pasta (diretório) a imagem será salva. Essa informação consta ao lado da expressão "Salvar em", logo no topo da janela aberta

14 - Após todos os critérios escolhidos, clicar no botão "Save" ou "Salvar"
Pronto, a imagem foi salva no tamanho escolhido, e com a qualidade máxima.

15 - Sair do Fireworks



Print or Generate PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]

| Designed by Colorlib