Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]




VocĆŖ, estudante da graduaĆ§Ć£o, foi admitido(a) em um projeto de pesquisa? ParabĆ©ns! Saiba que hĆ” dois registros que vĆ£o lhe auxiliar nas pesquisas em periĆ³dicos cientĆ­ficos.

1) REGISTRO NO PORTAL DA CAPES
Dentro da sua instituiĆ§Ć£o de ensino, utilizando um micro/notebook que faz uso da rede da instituiĆ§Ć£o, acesse o Portal da Capes e faƧa seu registro como aluno(a). Clique no banner Ć  direita para acessar o portal na parte de registros.

OBS.: Se estiver utilizando um computador/notebook que nĆ£o seja seu, utilize o modo de "navegaĆ§Ć£o anĆ“nima" - vide a seguir.


A partir de entĆ£o, procure fazer as pesquisas nos periĆ³dicos "logado(a)" no portal da Capes e dentro da sua instituiĆ§Ć£o de ensino (a nĆ£o ser que vocĆŖ tenha tomado as providĆŖncias listadas no tĆ³pico 2 abaixo, programando um browser do seu computador pessoal para fucionar como se estivesse na sua instituiĆ§Ć£o). ApĆ³s se logar, inicie as pesquisas (clique no banner abaixo).


VĆ”rios artigos internacionais serĆ£o disponibilizados gratuitamente por meio desse portal. ENTRETANTO, Ć© preciso que vocĆŖ esteja utilizando a rede da sua instituiĆ§Ć£o.

Algumas instituiƧƵes oferecem o serviƧo de Proxy, ou seja, vocĆŖ pode programar seu browser Mozilla para que funcione, remotamente, como se vocĆŖ estivesse na sua faculdade/centro acadĆŖmico.


2) PESQUISAS VIA PROXY
Ao clicar no banner ao lado, Ć© possĆ­vel acessar as instruƧƵes da UFC para programar um computador pessoal a fim de que funcione, remotamente, como se estivesse nesta instituiĆ§Ć£o.

Para estudantes de outras IES*, Ć© interessante checar, junto Ć  CoordenaĆ§Ć£o dos cursos de graduaĆ§Ć£o/pĆ³s-graduaĆ§Ć£o, se hĆ” essa possibilidade. Caso nĆ£o haja, entĆ£o Ć© recomendĆ”vel que os alunos efetuem as pesquisas no portal da Capes, conforme orientado acima, a partir de um computador da prĆ³pria instituiĆ§Ć£o (laboratĆ³rios de informĆ”tica, biblioteca etc.).



3) DESDE O INƍCIO, ORGANIZE OS DADOS DA BIBLIOGRAFIA EM UM GERENCIADOR DE REFERƊNCIAS BIBLIOGRƁFICAS
SerĆ” de muita valia, para quem planeja elaborar um artigo/monografia, organizar as referĆŖncias consultadas em um software que colete os dados e os organize de acordo com a norma a ser adotada: ABNT ou APA, por exemplo. Nesse link Ć© possĆ­vel entender os procedimentos necessĆ”rios para essa importante medida. O Mendeley, por exemplo, Ć© possĆ­vel associĆ”-lo ao Word, a fim de que incidĆŖncias das referĆŖncias no corpo do trabalho sejam conectadas Ć s referĆŖncias ao final.


Mais dicas sobre pesquisa cientĆ­fica, manuais de normatizaĆ§Ć£o, profissionais que fazem transcriĆ§Ć£o/revisĆ£o, dentre outros assuntos correlatos, clique nesse link.

*IES: sigla que significa "instituiƧƵes de ensino superior".


GOSTOU? Compartilhe esse post e 
curta nossas redes sociais!


Print or Generate PDF

Nenhum comentƔrio:

Postar um comentƔrio

Bottom Ad [Post Page]

| Designed by Colorlib