Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]




Você, estudante da graduação, foi admitido(a) em um projeto de pesquisa? Parabéns! Saiba que há dois registros que vão lhe auxiliar nas pesquisas em periódicos científicos.

1) REGISTRO NO PORTAL DA CAPES
Dentro da sua instituição de ensino, utilizando um micro/notebook que faz uso da rede da instituição, acesse o Portal da Capes e faça seu registro como aluno(a). Clique no banner à direita para acessar o portal na parte de registros.

OBS.: Se estiver utilizando um computador/notebook que não seja seu, utilize o modo de "navegação anônima" - vide a seguir.


A partir de então, procure fazer as pesquisas nos periódicos "logado(a)" no portal da Capes e dentro da sua instituição de ensino (a não ser que você tenha tomado as providências listadas no tópico 2 abaixo, programando um browser do seu computador pessoal para fucionar como se estivesse na sua instituição). Após se logar, inicie as pesquisas (clique no banner abaixo).


Vários artigos internacionais serão disponibilizados gratuitamente por meio desse portal. ENTRETANTO, é preciso que você esteja utilizando a rede da sua instituição.

Algumas instituições oferecem o serviço de Proxy, ou seja, você pode programar seu browser Mozilla para que funcione, remotamente, como se você estivesse na sua faculdade/centro acadêmico.


2) PESQUISAS VIA PROXY
Ao clicar no banner ao lado, é possível acessar as instruções da UFC para programar um computador pessoal a fim de que funcione, remotamente, como se estivesse nesta instituição.

Para estudantes de outras IES*, é interessante checar, junto à Coordenação dos cursos de graduação/pós-graduação, se há essa possibilidade. Caso não haja, então é recomendável que os alunos efetuem as pesquisas no portal da Capes, conforme orientado acima, a partir de um computador da própria instituição (laboratórios de informática, biblioteca etc.).



3) DESDE O INÍCIO, ORGANIZE OS DADOS DA BIBLIOGRAFIA EM UM GERENCIADOR DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Será de muita valia, para quem planeja elaborar um artigo/monografia, organizar as referências consultadas em um software que colete os dados e os organize de acordo com a norma a ser adotada: ABNT ou APA, por exemplo. Nesse link é possível entender os procedimentos necessários para essa importante medida. O Mendeley, por exemplo, é possível associá-lo ao Word, a fim de que incidências das referências no corpo do trabalho sejam conectadas às referências ao final.


Mais dicas sobre pesquisa científica, manuais de normatização, profissionais que fazem transcrição/revisão, dentre outros assuntos correlatos, clique nesse link.

*IES: sigla que significa "instituições de ensino superior".


GOSTOU? Compartilhe esse post e 
curta nossas redes sociais!


Print or Generate PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]

| Designed by Colorlib