Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]



Antes de engravidar


Quando o casal está cogitando em aumentar a família, é muito importante que ambos façam exames de sangue para averiguar a compatibilidade sanguínea. A mulher, especialmente, deve consultar um ginecologista para que lhe seja receitada a dosagem certa de ácido fólico, como costumeiramente tem sido feito (a fim de melhor resguardar a formação do sistema nervoso central da criança). Um tratamento odontológico também é recomendado, pois na gravidez o cálcio da mãe é passado para o bebê, e os dentes podem ficar mais suscetíveis a cáries.

Para o futuro papai, é interessante a ingestão de ácido fólico pois, conforme publicado na Revista Marie Claire (no. 220 / Julho 2009 / pg. 170), um estudo da Universidade da Califórnia mostrou que homens que consumiam maior quantidade de ácido fólico reduziam em 30% as chances de aneuploidia em seu esperma (número de cromossomos errados), em comparação àqueles que apresentavam níveis mais baixos dessa vitamina no organismo. Normalmente, cerca de 4% do esperma liberado na ejaculação tem essa característica, e é esse índice que é reduzido diante de um maior consumo de ácido fólico.

Particularmente, em termos de preparativos estruturais para essa nova etapa familiar, recomendo que, se o casal ainda não tem, compre uma lavadora de roupas. Este é um eletrodoméstico que será um diferencial no andamento das atividades domésticas, pois nem sempre é possível contar com uma secretária/babá para auxílio nessa área. 

Hoje a questão das vacinas tem sido um tópico bem controverso. Há quem as defenda, mas também há algumas evidências que apontam seus riscos [matéria do Jornal da USP: Conservante utilizado em vacinas tem potencial tóxico aos rins, mostram análises e também este link]. 

Além dessas providências, os documentos e recomendações a seguir poderão ajudar nos demais preparativos.

1) TEXTO: Mudanças na vida conjugal depois da chegada de um bebê

2) TEXTO: A importância da participação do pai nos primeiros cuidados do bebê

3) Planejando o nascimento com base na concepção - uso da calculadora da fertilidade (clique na imagem ao lado)



Durante a gestação

1) A mamãe deve fazer todo o acompanhamento pré-natal.

2) A mamãe deve tomar cuidados básicos para a sua saúde: ter uma dieta saudável (sem álcool, fumo ou cafeína), praticar exercícios, hidratar a pele etc.


3) LIVRO: "Socorro, tem um bebê em nossa cama!", de Glenn e Natalie Williams (Ed. Mundo Cristão - disponível nas livrarias evangélicas). Considero essa leitura tão essencial quanto um pré-natal bem-feito. Conhecendo os desafios inerentes a essa fase da vida, com certeza os conflitos que ocorrerão no relacionamento a dois serão melhor equacionados. Infelizmente, só tive acesso a este livro depois que fui mãe, mas acredito que: se um CASAL (AMBOS, não só a esposa) fizer um bom curso sobre cuidados de bebê e lerem este livro estarão muito bem alertados sobre os principais dilemas dessa jornada fantástica e impactante! Ler muitos livros sobre cuidados do bebê não é necessário quando se faz um acompanhamento rigoroso do recém-nascido a um pediatra (posso dizer isso por experiência própria!). Mas se informar sobre as mudanças na rotina, e os aspectos psicológicos decorrentes, isso sim, é fundamental!

4) TREINAMENTO: a Clínica Harmonia Materno-Infantil (Fortaleza-CE) oferece oficinas de preparação para a chegada do bebê.

5) LISTAS DE USO PRÁTICO:
5.1) Enxoval Bebê e Mamãe (com estimativa de pacotes de fraldas RN, P, M e G)


5.2) Lista de Chá-de-Bebê - um modelo já com os itens costumeiramente solicitados em eventos dessa natureza. Tem capa e espaços para as assinaturas dos participantes. As quantidades de fraldas RN, P, M e G foram calculadas de acordo com minha experiência pessoal (é a mesma estimativa do item anterior).
- Primeiro, escolha se será LISTA PARA MENINO ou LISTA PARA MENINA (clique em um dos dois - em caso de gêmeos, algumas quantidades deverão ser duplicadas).
- Depois, abra o programa Word e verifique se já tem a fonte Curlz (que é usada na capa da lista).
Caso positivo, altere sua lista de Chá-de-Bebê como desejar (troque o nome da criança, as cores, as fontes etc.). Caso ainda não tenha a fonte, siga os passos:
- Clique aqui e grave essa fonte no diretório 'Meus documentos'
- Acesse o diretório 'C:\WINDOWS\Fonts'
- Clique no menu 'Arquivo' e, posteriormente, na opção 'Instalar nova fonte...'
- Procure a fonte 'Curlz' no diretório 'Meus documentos' e clique no botão 'OK'


5.3) Preparando um Chá-de-Bebê



No 7o. mês de gestação

Tendo em vista que o bebê pode chegar antes do previsto, é recomendável que o quarto dele, bem como suas roupinhas e a bagagem da maternidade já estejam prontas. Os tecidos devem ser de algodão, e não sintéticos. As roupinhas devem ser lavadas com sabão neutro (preferencialmente de côco). Caso esse preparo prévio seja realizado, e a gravidez continue evoluindo normalmente, é bom que antes do parto as roupinhas sejam lavadas novamente.

O quarto deve ser mantido limpo e arejado, sendo priorizada uma decoração sem muito enfeites, para se evitar acúmulo de poeira.

Nesta etapa é bom também já providenciar as lembrancinhas, e uma lista de pessoas que deverão ser avisadas quando o parto acontecer. Também é aconselhável decidir o nome do bebê. Conversando com o esposo, escreva o nome completo da criança, e veja se combina com os nomes que estão sendo cogitados.

Bom também é já preparar os bicos dos seios para a amamentação. Em casa, a mamãe deve ficar sem sutiã. Deve também dar banho de sol (preferivelmente antes das 8h e depois das 16h) nos bicos, e puxá-los delicadamente para que já se acostumem às mamadas do bebê.

O site PAPO DE MÃE fornece orientações sobre tipos de parto (clique aqui), dentre outras matérias bem interessantes.

UM MÊS ANTES DE O BEBÊ CHEGAR:
♦ Deixar a Bagagem para levar para a Maternidade pronta;
♦ Procurar manter a casa preparada: geladeira abastecida cheia de frutas, providenciar um local para estender as roupas do bebê, ter ideias do que será servido às visitas e deixar toda a casa limpa e arrumada.

IMPORTANTE: a mamãe deve saber de antemão que, caso seu parto seja cesáreo, devido à anestesia, ela deve priorizar um repouso absoluto de 24 horas após o parto. NÃO DEVE FALAR, e se mover somente o mínimo possível. Esse repouso é fundamental para diminuir os riscos de um possível efeito colateral da anestesia.



Depois da chegada do bebê





* Dicas para acalmar o bebê


1) O guia ao lado me ajudou muito quando fui mãe 'de primeira viagem'. Foi elaborado pela Revista Crescer, da Editora Abril. De tanto fotocopiar estas instruções tão certeiras e dar para minhas amigas, decidi digitar seu conteúdo e disponibilizá-lo aqui. Clique na figura para fazer o download.


2) Por mais que seja cansativo, a mamãe deve fazer um esforço para amamentar o bebê, pois o leite materno é o melhor alimento para ele. Se houver pouco leite, pode-se tentar alguns métodos visando o aumento da produção (vide aqui), SEMPRE COM ORIENTAÇÃO MÉDICA.

3) Alguns pediatras recomendam que se anotem todos os eventos que acontecem ao nenê, tipo: pipi, cocô, mamadas etc. Então, elaborei um diário para facilitar minhas anotações (clique aqui e faça o download do mesmo).

4) Além da clássica Hipoglós, que de fato é excelente, uma boa opção para assaduras é a pomada Babymed, que custa 1/3 do preço da Hipoglós:

5) Dar banho de sol diariamente no bebê. Se estiver nublado, ainda assim é importante que o bebê saia para receber os nutrientes do ambiente externo. Melhores horários: até às 8 h, e depois das 16 h.

6) Fazer o acompanhamento mensal do bebê no pediatra, inclusive, com atenção ao agendamento das vacinas.

7) Acertando desde o início... Veja este tópico na postagem "Crianças, Cuidados e Orientações" (clique aqui)

8) Rotina e dieta de um bebê - 3 meses - 4 a 6 meses

9) Atividades da Cuidadora de um bebê de 3 meses

10) Papinhas

11) Bagagem do bebê - 0 a 6 meses (para as saídas de casa)



Para deleite do papai e da mamãe

1) Figuras infantis para enfeitar textos

2) Ser mãe

3) Quando é o pai que fica em casa, uma inspiradora matéria da Revista Crescer (Ed. Globo).

4) Pai mais presente

5) Mamá - um lindo comercial

6) Mães em todas as cores

* Algumas dessas orientações foram obtidas no Guia do Laboratório Pasteur e também em um guia de autoria de Teyla Andrade, Terapeuta Ocupacional e Psicomotricista.


***



Imagem: iVillage.ca
Print or Generate PDF

3 comentários:

  1. danielle rangel lessa23 maio, 2010 14:01

    muito bom, amei as suas idéias e já utilizarei no chá de bebê que irei dirigir
    danielle rangel lessa

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post, são dicas importantes e úteis.

    ResponderExcluir
  3. Olá me chamo Késsya e adorei o blog parabens...
    ja estou na minha segunda gestação agora um menino mas ainda assim procuro dicas e blogs interessantes como este para esta bem informada...

    ResponderExcluir

Bottom Ad [Post Page]

| Designed by Colorlib