Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]


Vários serviços gratuitos são oferecidos por universidades e faculdades na cidade. As opções vão da assessoria jurídica, médica, odontológica e estética à educação e ginástica. Tudo sem gastar um centavo. O Tribuna do Ceará fez uma lista das principais atividades realizadas de graça em algumas das principais instituições públicas e particulares da capital.

Assessoria Jurídica
Educação e Cultura
Especialidades Médicas
Fisioterapia, Educação Física e Afins
Odontologia
Psicologia


Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) – Unichristus
Proporciona assistência jurídica gratuita feita pelos estagiários, sob supervisão de professores aos cidadãos que não dispõem de recursos para pagar custos e honorários advocatícios. O NPJ dispõe de um setor de mediação e conciliação que visa a solucionar de forma rápida e segura os conflitos existentes entre as partes, por meio de acordos que serão levados apenas para homologação no Poder Judiciário, contribuindo com a diminuição das demandas judiciais.

Endereço: Rua Coronel Linhares, nº 771, Meireles.
Contato: (85) 3457.5386
E-mail: protocolonpj01@unichristus.edu.br


Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) – UFC
Presta assistência jurídica gratuita à comunidade considerada carente, na forma da lei. Oferece ainda experiência prática aos alunos do Curso de Direito, que têm contato direto com a resolução de casos concretos.

Endereço: Rua Meton de Alencar, s/n, Centro.
Contato: (85) 3366.7845


Escritório de Prática Jurídica (EPJ)- Unifor
Serviços como orientação jurídica, encaminhamento de processos e apoio psicológico à comunidade são realizados no EPJ. Por se tratar de um campo de estágio, as atividades são realizadas por alunos de Direito da instituição, além de estagiários de Psicologia e Serviço Social, que são supervisionados por professores.

Contato: 3477.3306/3307


Núcleo de Assessoria Jurídica Comunitária (Najuc) – UFC
Faz parte da extensão universitária no âmbito do Direito, tendo como prática a educação popular e a assessoria jurídica popular. O Najuc realiza uma extensão que busca o diálogo com os movimentos populares.

Contato: facebook.com/najucsilva


Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) – Fametro
O local oferece atendimento gratuito à população em casos de usucapião, divórcio, investigação de paternidade, reparação de danos, entre outros. O NPJ não funciona nas férias, as atividades retornarão dia 8 de agosto.

Endereço: Rua Conselheiro Estelita, 500, Centro.
Horário: aos sábados, das 8h às 11h30.
Contato: (85) 3206-6400


Núcleo de Práticas Jurídica da Faculdade 7 de Setembro – FA7
Propicia ao aluno do curso de Direito a participação em situações reais de vida e de trabalho, relativas à área de formação acadêmica específica, visando a integração e a articulação entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Promove também ações de responsabilidade social, devido o caráter de atendimento do núcleo à comunidade externa, totalmente gratuito, com cerca de mil beneficiários por ano.

Endereço: Avenida Almirante Maximiano da Fonseca, 1395 – Eng. Luciano Cavalcante.
Contato: 4006.7600/7614


Núcleo de Práticas Jurídicas – Fanor DeVry
Presta esclarecimentos sobre o âmbito jurídico e oferece serviços de assessoria e ajuizamento de ações, estas últimas em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Ceará. As demandas recebidas para assessoria e ajuizamento são diversas, com maior concentração na área de família, direito do consumidor, esfera trabalhista e penal. O NPJ realiza também mediação comunitária, com o intuito de evitar a necessidade dos procedimentos judiciais, equilibrando as relações entre as pessoas de forma extrajudicial.

Endereço: Avenida Santos Dumont, 7.800, Manoel Dias Branco
Contato: 4020-5200



Núcleo de Atenção Médica Integrada (Nami) – Unifor
Os atendimentos disponíveis são: consultas médicas, análises laboratoriais, vacinas, serviços especializados em diagnósticos por imagem, enfermagem, nutrição, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, serviço social e terapia ocupacional.

Segundo a assessoria da Unifor, o núcleo realiza anualmente mais de 430 mil procedimentos através do Sistema Único de Saúde (SUS) e de operadoras de saúde.

Endereço: Rua Desembargador Floriano Benevides, 221, Bairro Edson Queiroz (ao lado Fórum Clóvis Beviláqua)
Contato: 3477-3611


Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (Nutep) – Universidade Federal do Ceará (UFC)
Atende crianças de zero a doze anos de idade, que estejam sob risco de distúrbios do desenvolvimento neuropsicomotor e sensorial ou crianças com patologias já definidas.

Endereço: Rua Papi Jr, 1.225, Rodolfo Teófilo
Contato: 3223.4522


Clínica Escola de Saúde – Unichristus
A Clínica Escola de Saúde oferece atendimento gratuito à comunidade em 20 especialidades: clínica médica, cardiologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia adulta e pediátrica, geriatria, ginecologia, infectologia adulto e pediátrica, neurologia pediátrica, nefrologia adulto e pediátrica, pediatria, pneumologia adulto e pediátrica, psicologia, psiquiatria, reumatologia adulto e pediátrica.

Contato: 3265.2373


Instituto da Primeira Infância (Iprede) – UFC
Tem por objetivo acolher e acompanhar crianças na fase da primeira infância, com atenção especial para a nutrição.

Endereço: Rua Professor Carlos Lobo, 15, Cidade dos Funcionários
Contato: 3218.4000


Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) – UFC
Atende à comunidade em geral. É integrado ao Sistema Único de Saúde (SUS). Procedimentos desenvolvidos por alunos coordenados por professores.

Endereço: Rua Capitão Francisco Pedro, 1.290, Rodolfo Teófilo
Contato: 3366.8167




Clínica Escola de Fisioterapia – Unichristus
O local possui estrutura ampla e climatizada, dispondo de equipamentos e recursos com padrão internacional e alta tecnologia para avaliação, diagnóstico e condutas avançadas de tratamento. Atendimentos diversificados: hidroterapia, fisioterapia uro-ginecológica, fisioterapia dermato-funcional, fisioterapia desportiva, fisioterapia geriátrica, fisioterapia neurológica (adulto e infantil), fisioterapia cardiológica, fisioterapia pneumológica (adulto e infantil), fisioterapia reumatológica , traumatológica e ortopédica.

Contato: 3265.8123


Núcleo Integrado de Saúde (NIS) – Fanor DeVry
Atendimento nas áreas de Fisioterapia e Hidroterapia, Nutrição, Psicologia e Educação Física

Endereço: Avenida Santos Dumont, 7.800, Manoel Dias Branco.
Horário: 8h às 12h e das 13h às 18h


Clínica Escola – Fametro
A estrutura oferece procedimentos estéticos, como: drenagem linfática, massagem redutora, vácuo, manta térmica, ultrassom, peeling, limpeza de pele e hidratação de pele. Além de tratamentos capilares para caspa, seborreia e queda. A clínica oferece ainda massagens relaxantes e auriculoterapia.

Endereço: Rua Liberato Barroso, 1503 – Centro
Contato: 3206-6433 (necessário agendamento prévio)


Projeto Ginástica para a Comunidade (Proginc) – Universidade Estadual do Ceará (Uece)
Coordenado por professores do curso de Educação Física e realizados por alunos do mesmo curso, o projeto oferece aulas de ginástica para a comunidade.

Endereço: Avenida Dr. Silas Muguba, 1.700, Campus do Itaperi
Horários: Terças e quintas-feiras, das 6h30 às 7h30, e das 16h30 às 17h30


Núcleo de Danças e Lutas (Nudal) – Uece
Oferece aulas de várias lutas, como judô, jiu-jitsu, taekwondo ITF, krav magá e danças de salão em horários variados.

O Proginc e Nudal ficam no Complexo Poliesportivo da Uece




Clínica Escola de Psicologia – UFC
Atende e acolhe a população que necessita de serviços de Psicologia. Atualmente são realizados cerca de 400 atendimentos por semana, segundo assessoria da instituição. Cerca de 50 estudantes de Psicologia estão envolvidos no trabalho.

Endereço: Rua Waldery Uchoa, nº 3-A, Benfica.
Contato: 3366-7689/7690

Núcleo Integrado de Saúde (NIS) – Fanor DeVry
Atendimento nas áreas de Fisioterapia e Hidroterapia, Nutrição, Psicologia e Educação Física

Endereço: Avenida Santos Dumont, 7.800, Manoel Dias Branco.
Horário: 8h às 12h e das 13h às 18h


Programa de Apoio à Vida (Pravida) – UFC
Atua realizando atendimentos no Hospital Universitário Walter Cantídio a pacientes com histórico de tentativas de suicídio, bem como promovendo capacitações, pesquisas e discussões sobre esse assunto no campo social.

Contato: 3366.8149




Clínica Odontológica – Unifor
Possui 100 consultórios distribuídos em duas clínicas, além de um centro cirúrgico. Mais de 300 pessoas são atendidas por dia, segundo assessoria da universidade, entre crianças, jovens e adultos. A clínica também atende pacientes especiais e com necessidade de prótese buco-maxilo-facial. Os procedimentos são realizados por alunos de Odontologia, com auxílio de professor.

Endereço: Universidade de Fortaleza, bloco O
Av. Washington Soares, 1.321, Edson Queiroz




Escola de Aplicação Yolanda Queiroz – Unifor
Oferece ensino gratuito para crianças da educação infantil ao ensino fundamental. Segundo assessoria da Unifor, a escola já alfabetizou várias crianças da comunidade carente do Dendê, que fica no entorno do campus da universidade. A média anual, ainda de acordo com a assessoria, é de cerca de 550 alunos, que participam de atividades extracurriculares como informática, artes plásticas, psicomotricidade, dança, capoeira e educação física.

Contato: 3477-3101/3158


Projeto Conhecendo a Extensão da UFC
Promove passeios gratuitos e monitorados, voltados à comunidade acadêmica e ao público externo, com o objetivo de divulgar o patrimônio arquitetônico, artístico, cultural e científico da UFC nos campi de Fortaleza.

Link oficial: Site da Pró-reitoria de Extensão da UFC
Contato pelo e-mail: conhecendoaufc@gmail.com


Fonte: Notícia da 'Tribuna do Ceará'
Print or Generate PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]

| Designed by Colorlib