Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]


Chega rápido e se acaba rápido. Por isso, é bom fazer planos para aproveitá-lo, antes que restem apenas as cinzas da lembrança.

Cada um tem direito a fazer seus próprios planos, mas nunca é demais ouvir outra opinião. Aqui seguem dicas diferentes para fazer deste o carnaval da sua vida. Se forem seguidas, tenho certeza que se repetirão se houverem outros carnavais.

1. Procure entender o sentido do carnaval
Parece básico, mas o sentido das coisas é indispensável para que delas se tire o maior proveito. Carnaval não é uma série de coisas. Não é data histórica, nem cívica, nem religiosa. Nem a etimologia do nome ajuda a dar uma razão objetiva para a festa. Mas carnaval é uma porção de coisas: barulho, desrespeito, embriaguez, ressaca, violência, sensualidade, prostituição, drogas, acidentes, morte. É o que nos dizem as autoridades e os médicos de plantão. E o elemento cultural brasileiro? Nesse sentido, sendo bem verdadeiros, no muito se pode resgatar uma sombra opaca da nossa brasilidade, embora essa seja daquelas heranças culturais que se não tivesse sido ligada à nossa etnia, seríamos uma nação muito melhor. Na realidade, o que mantém o carnaval vivo é a natureza humana. Ou melhor, a propensão natural à rebeldia que tão bem nos caracteriza. Se o prazer ilusório da transgressão não fosse tão patente na alma humana, o carnaval sequer teria tido início. O carnaval é a liberação da carne. Mas Deus diz: “quem semeia para a carne, da carne colherá corrupção” (Gl. 6:8).

2. Afaste-se um pouco da agitação e tenha um tempo a sós
Isso seria absolutamente diferente nesta época. E nestes momentos de quietude procure falar com Deus. Como se faz isso? Entre no seu quarto ou saia para um lugar tranqüilo e abra o seu coração. Converse com Deus como se fala com um amigo atencioso e afável. Faça perguntas profundas, peça conselho, compartilhe alegria ou tristezas. Peça livramento dos perigos do carnaval, pois muitos não voltarão para sua casa, infelizmente. Parece estranho? Concordo! Deus e o carnaval são como água e óleo. No entanto, o Deus que se entristece com o carnaval, alegra-se com o carnavalesco que o busca. Pois Ele diz: “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Que o ímpio abandone o seu caminho, e o homem mau, os seus pensamentos. Volte-se ele para o Senhor, que terá misericórdia dele; volte-se para o nosso Deus, pois Ele dá de bom grado o seu perdão” (Is. 55:6-7)

3. Antes de cair na folia, leia pelo menos um capítulo da Bíblia
Essa idéia é radical. Poucas pessoas fazem isso no carnaval. Talvez você nunca tenha feito. Um capítulo não vai tomar muito tempo, nem modificar sua agenda. Existem bíblias bem pequenas que cabem na sua bolsa de viagem tranquilamente. Minha sugestão é que você leia no livro de Provérbios. Fica logo após os Salmos, mais ou menos no meio da Bíblia. Provérbios é uma dose de sabedoria divina para sua alma. Dentre todas as doses desse carnaval, essa será a melhor. A Bíblia mesmo diz: “Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra, e luz para os meus caminhos” (Sl. 119:105).

4. Decida não beber durante esses dias
Pode ser difícil, mas se seguir as dicas acima será mais fácil enfrentar a tentação. As pessoas podem não entender e passar a criticá-lo. Mas Deus entende perfeitamente. No final você terá aproveitado melhor o feriado, voltará disposto para seu trabalho, terá fugido de perigos e de algumas atitudes, palavras ou ações que depois causarão culpa, vergonha e dor. Quer um conselho dos céus? Aqui está: “Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito” (Ef. 5:18).

Com essas dicas você terá o melhor carnaval da sua vida. Faça o teste! A única coisa que você poderá perder será o próprio carnaval, que seria um enorme ganho!

A serviço do Mestre,
Pr. Jenuan Lira

***
Jenuan Lira é Pastor na Igreja Bíblica Batista do Planalto, em Fortaleza/CE.
Fonte: Arquivos da IBBP

Print or Generate PDF

Um comentário:

  1. Verdade. Devemos nos apartar destas coisas ruins. E claro, que pelo dinheiro, são criadas festas, comemorações, datas, e as pessoas não percebem que elas são as maiores vítimas, e que só servem enquanto elas dão boa parte de sua vida, seu tempo e seu dinheiro nisso, e suas almas ceifadas, infelizmente. Mas que haja tempo para que elas se estabeleçam e procurem Jesus.

    ResponderExcluir

Bottom Ad [Post Page]

| Designed by Colorlib