Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]

Prof. Fábio Damasceno - lusofalante@gmail.com

E-MAIL DE 21-ABRIL-2015

I. Os alunos devem lembrar de estudar em casa, com determinação, a chamada "reflexão linguística", ou seja, o conteúdo gramatical (concordância, regência, colocação pronominal etc.).
É claro que, em sala de aula, esses assuntos serão abordados; mas, para podermos aplicar esses conhecimentos gramaticais em textos dos mais diversos gêneros (reportagens, crônicas, canções, editoriais etc.) e de diferentes nações que constituem a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (Portugal, Brasil, Angola etc.), faz-se necessário que os alunos já tenham estudado o conteúdo e feito os exercícios em casa. Em sala de aula, nós nos deteríamos em corrigir as atividades e aclarar as dúvidas.

II. Para a próxima aula, concluir o estudo da concordância verbal, isto é, leiam o conteúdo que resta e façam os exercícios. Na próxima quinta-feira, nós findaremos esse assunto e corrigiremos os exercícios em sala de aula.

III. Falta receber os parágrafos de alguns colegas. Essas produções serão de extrema utilidade para nós. Para os alunos, esses textos constituirão um momento para pôr em prática a habilidade de expressão escrita, produzindo textos significativos. Para mim, esses comentários constituirão matéria-prima para discussão em sala de aula. Ficarei aguardando o encaminhamento dos textos dos colegas que ainda não os enviaram para mim.



E-MAIL DE 24-ABRIL-2015

I. LÍNGUA
Na próxima terça-feira, iniciaremos o tópico "colocação pronominal". Para que cheguemos à sala de aula munidos de informações sobre o assunto, indico (além da leitura de nosso material) um ótimo vídeo do professor Sérgio Nogueira (ver de 15min35s a 22min16s):



II. CULTURA
Sabemos que o português está presente em quatro continentes: América (Brasil), Europa (Portugal), África (Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Angola e Moçambique) e Ásia (Timor-Leste).



E-MAIL DE 24-ABRIL-2015

I. LÍNGUA
Para assimilarmos o assunto “colocação pronominal”, que tal dar uma olhadinha num ótimo vídeo (são apenas 10 minutinhos!) sobre esse tema?



II. CULTURA
Vamos nos deleitar ouvindo a linda canção “Chuva no mar” (Arnaldo Antunes - Marisa Monte) nas vozes de Marisa Monte (Brasil) e Carminho (Portugal)?

Observem como Arnaldo Antunes colocou os pronomes pessoais oblíquos nos versos da canção e comentem comigo em sala de aula, ok?




E-MAIL DE 30-ABRIL-2015

I. LÍNGUA

Em nossa última aula, continuamos discutindo as diversas possibilidades de colocação dos pronomes pessoais do caso oblíquo na estrutura da frase. Também analisamos a canção “Chuva no mar”, de Arnaldo Antunes e Marisa Monte; dialogamos a respeito tanto do conteúdo do texto, como dos recursos expressivos utilizados pelos compositores.

Na próxima aula, concluiremos o assunto “Colocação pronominal” e iniciaremos “Pontuação”. Dessa forma, leiam o material entregue hoje sobre “Pontuação” e assistam a este ótimo vídeo acerca desse tópico gramatical:


II. CULTURA

No último fim de semana, estivemos na Europa, mais precisamente na cidade do Porto, em Portugal. Dando continuidade ao nosso périplo pelo mundo que fala português, agora iremos ao continente asiático, mais precisamente a Timor-Leste.

O programa a que assistiremos é produzido pela Rádio e Televisão Portuguesa (RTP). Por isso, aproveitem para entrar em contato com o sotaque lusitano. Tenham uma ótima viagem!




E-MAIL DE 4-MAIO-2015

I. LÍNGUA
Só para lembrar:
a. amanhã concluiremos “colocação pronominal” e iniciaremos “pontuação”;
b. não se esqueçam de escrever mais um parágrafo (não há desculpas, hein!).

II. CULTURA
Ouçam esta bela canção de Jorge Vercilo e Jota Maranhão e comentem, em sala de aula, se os pronomes foram bem colocados:


PS: Gabarito do módulo de 'concordância verbal' e Tabela com as conjunções coordenativas e subordinativas.



E-MAIL DE 8-MAIO-2015

I. LÍNGUA
Segue, abaixo, vídeo sobre as sete regras de ouro do uso da vírgula:


II. CULTURA
Já fomos a países que falam o português na Europa (Portugal) e na Ásia (Timor-Leste). Agora, vamos visitar a África lusófona – mais especificamente Luanda, a capital de Angola. Apertem os cintos e boa viagem!




E-MAIL DE 11-MAIO-2015

I. LÍNGUA
Segue, abaixo, ótimo vídeo do professor Pasquale sobre pontuação:


II. CULTURA
João Cabral de Melo Neto é um dos nossos principais escritores. Leiam e ouçam o poema "Questão de pontuação":




E-MAIL DE 14-MAIO-2015

I. LÍNGUA

Seguem, abaixo, ótimos vídeos sobre os assuntos que veremos na próxima semana:

a. uso das letras minúsculas:



b. uso das letras maiúsculas:



c. uso do hífen.



II. CULTURA

Já passamos por terras europeias, asiáticas e africanas em que se fala o português. Que tal conhecer agora uma cidade lusófona localizada na América?
Vamos conhecer… Fortaleza! Sim, nossa cidade; mas sob o olhar estrangeiro (o programa é da Rádio e Televisão Portuguesa). Vocês passarão a perceber nossa cidade de outra forma...
Então, sejam bem-vindos a Fortaleza, a capital do Ceará - nesse link!



E-MAIL DE 21-MAIO-2015

I. LÍNGUA

Segue, abaixo, link sobre acentuação gráfica do português:


Também, anexo, segue o gabarito do módulo de pontuação.


II. CULTURA

Que tal conhecer a capital de Portugal? Lisboa é uma das mais belas cidades do mundo que fala o português.

Boa viagem!



E-MAIL DE 26-MAIO-2015

I. LÍNGUA

Tópico: concordância nominal. Que tal dar uma olhadinha neste ótimo vídeo do professor Sérgio Nogueira?



Dúvida a respeito da existência ou não de hífen nas expressões "carne de sol", "pé de moleque" etc. Vejamos o que diz a professora Laiz B. de Carvalho: "Não se emprega o hífen nas locuções de qualquer tipo (substantivas, adjetivas, pronominais, verbais, adverbiais, prepositivas ou conjuncionais): cão de guarda, fim de semana, café com leite, pão de mel , sala de jantar, cor de vinho, ele próprio, à vontade, abaixo de, acerca de, a fim de que etc. São EXCEÇÕES algumas locuções já consagradas pelo uso: água-de-colônia, arco-da-velha, cor-de-rosa, mais-que-perfeito, pé-de-meia, ao-deus-dará, à queima-roupa."

Ou seja, como REGRA GERAL, não se usa hífen nas locuções (pé de moleque, pôr do sol, carne de sol, pé de galinha etc.), exceto nas seguintes expressões: água-de-colônia, arco-da-velha, cor-de-rosa, mais-que-perfeito, pé-de-meia, ao-deus-dará, à queima-roupa.


II. CULTURA

Que tal ouvir a bela canção "Cuitelinho" na voz de Nara Leão? Nessa composição, registrada numa variação não formal do idioma português, há concordâncias que diferem do que prescreve a gramática normativa. Quais são elas? Vamos discutir esse assunto na próxima aula.




E-MAIL DE 29-MAIO-2015

I. LÍNGUA

Segue, abaixo, um ótimo vídeo sobre concordância nominal (assistir a partir de 12min33s).



II. CULTURA

Dando continuidade à nossa viagem ao mundo lusófono, vamos visitar agora São Tomé e Príncipe, na África.


Print or Generate PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]

| Designed by Colorlib