Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]



Foi erigida uma placa em homenagem à memória de Haym Salomon, na respeitada Academia Militar de West Point, nos Estados Unidos.

Na época da Independência dos Estados Unidos, em 1776, Haym Salomon era assessor de Economia e o principal colaborador de George Washington, que era o Comandante-Chefe do Exército Continental e foi o primeiro presidente dos Estados Unidos.

Nos frios dias do inverno de 1777, os soldados americanos estavam sendo congelados por falta de abrigo adequado e passavam fome devido à falta de alimentos suficientes para o suprimento das tropas. Haym Salomon convocou a Comunidade judaica da América para uma mobilização de socorro financeiro, enviou um pedido de ajuda aos judeus da Europa para que também socorressem com doações o novo país.

Foram tão cruciais essas ajudas que George Washington destacou: “Sem a atitude de Salomon, os acontecimentos da história teriam sido diferentes, pois o Exército dos EUA não poderiam ter resistido na guerra contra os britânicos nem ao restante dos inimigos que queriam impedir o nascimento dos EUA”.

Em memória a Haym Salomon e à ajuda do povo judeu na criação dos Estados Unidos, George Washington decidiu destacar tão preciosa ajuda de uma forma muito especial: Na nota do dinheiro americano foram desenhadas estrelas de seis pontas (a Estrela de Davi) sobre a cabeça da águia, e essas estrelas juntas formaram uma Grande Estrela de Davi. E também a Águia de cabeça para baixo forma um Menorah, um clássico símbolo judeu.

Esses símbolos se incorporaram definitivamente aos desenhos do dinheiro norte-americano, conforme as instruções precisas de George Washington: "O povo americano jamais esquecerá a ajuda que os filhos do povo judeu deram no mais importante momento da criação dos Estados Unidos da América".

Fonte: E-mail do Pr. Nogueira, em 21.06.2011

. Print or Generate PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]

| Designed by Colorlib